![ESTORIL no centro da espionagem mundial](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/NelsonFernandesEspionagem1.jpg)
ESTORIL no centro da espionagem mundial
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/NelsonFernandesEspionagem1.jpg)
Já foi há muito tempo e há quem nunca tenha vindo a saber, mas, em plena Segunda Grande Guerra, o Estoril foi palco de congeminações, de espionagem e de muita intriga internacional.
Para ali tinham-se recolhido reis, príncipes, atores, escritores e, obviamente, espiões. Na realidade, enquanto a guerra era travada além-fronteiras, o Estoril vivia uma época de glamour, também com muitos fugitivos de guerra e até perseguidos a fazer tudo para se colocar a salvo em terras portuguesas.
Disfarçados de diplomatas, agentes secretos de ambos os lados cruzavam-se com refugiados abastados e reputados. Naquela altura, os hotéis Atlântico, o Grande Hotel do Monte Estoril e o Hotel do Parque ficaram marcados como local de esconderijo alemão. A receber os aliados, erguia-se o Grande Hotel de Itália e o Hotel Palácio.
![](https://cascais24horas.pt/wp-content/uploads/2025/02/Espionagem.png)
Entre as celebridades presentes neste reduto de elegância e de riqueza, incluem-se Ian Fleming, criador da célebre personagem James Bond, que ali viveu enquanto trabalhava para o Naval Intelligence Department, Zsa Zsa Gabor e Leslie Howard, que colaborou com os aliados. Juan Pujol Garcia, “Garbo” para o MI5, também por ali se movimentou, chegando a trabalhar para os serviços secretos alemão e britânico e desempenhando um papel determinante no desembarque dos aliados na Europa.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia