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SOLUÇÕES tecnológicas ajudam Hospital de Cascais a evitar 5 mil erros clínicos por ano
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ALCABIDECHE- A Secretária de Estado da Saúde, Cristina Vaz Tomé, visitou há dias o Hospital de Cascais e ficou a conhecer as avançadas soluções tecnológicas implementadas nesta unidade hospitalar, que podem evitar, anualmente, cerca de 5 mil erros no processo de administração terapêutica e otimizar cerca de 25% do tempo da equipa de enfermagem.
Durante a visita, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de demonstrar como o uso de soluções integradas garantem a maior rastreabilidade em cada etapa dos processos, desde a prescrição até a administração terapêutica, contribuindo para a redução de erros clínicos, maior qualidade e eficiência operacional e melhoria na experiência do doente.
Esta solução permitiu, aquando da sua implementação, otimizar cerca de 25% do tempo da equipa de enfermagem, e contribui anualmente para evitar cerca de 5.000 erros no processo de administração terapêutica, um passo fundamental na excelência clínica hospitalar.
Foi destacada a importância da inovação e do seu impacto positivo na segurança dos utentes e na tomada de decisões clínicas, com os modelos do Hospital de Cascais como exemplos a serem seguidos no SNS. Esta aposta do Hospital de Cascais na inovação foi reforçada com a criação do Innovation Health Center, um centro de formação e investigação científica.
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O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, José Bento e Silva, destacou a relevância do reconhecimento por parte do Ministério da Saúde e reforçou o compromisso da Unidade Hospitalar com a excelência.
José Bento e Silva considerou a visita da governante “importante para o Hospital de Cascais, pois valida os nossos esforços na implementação de tecnologias inovadoras que colocam a segurança e o bem-estar dos doentes no centro de tudo o que fazemos”.
“Este reconhecimento reforça a nossa missão de sermos um exemplo de modernidade e eficiência para o sistema de saúde em Portugal”, afirmou.
Num contexto em que a eficiência operacional e a gestão dos escassos recursos humanos na área da saúde é cada vez mais crítica, é fundamental procurar soluções que promovam esta otimização. Como resultado desta constante melhoria contínua, o Hospital de Cascais apresenta-se como o melhor do seu grupo no Benchmarking Hospitalar em indicadores de acesso e desempenho assistencial.
O Hospital de Cascais reafirma o seu compromisso com a inovação e a excelência clínica, acreditando que a colaboração com o SNS é essencial para ampliar o acesso às melhores práticas de saúde para toda a população, defende a administração.