GELADARIA Santini nasceu no Estoril
A primeira loja dos “Gelados Santini” abriu as suas portas na praia do Tamariz, no Estoril, no dia 26 de agosto de 1946. O seu fundador foi Attilio Santini Mosena (1907-1995) que continuou a tradição da família, o fabrico do gelado.
Refira-se que, no dia da inauguração, Santini ofereceu gratuitamente todos os gelados a quem aparecesse.
Em 1938, em consequência, dos acontecimentos que, a partir da Alemanha e com forte impacto na Itália, indiciavam o eclodir da Guerra na Europa, levam-no a emigrar para Espanha. Santini abre uma geladaria em San Sebastian.
Em 1940 muda-se para Barcelona para a Calle Vergara, abrindo a ”Gelladaria Capri” que será encerrada posteriormente devido à concorrência da “Frigo”.
Em 1944, já vivia na cidade espanhola de Valência, onde tinha aberto o “Santpol Café”, e onde conheceu a sua futura esposa, Isabel Catalan Saez. É também nesta cidade que conhece o cônsul português João Morais, que desafia Santini a mudar-se para Portugal.
Assim já em Portugal, abre a 26 de agosto de 1946, na praia do Tamariz no Estoril, a geladaria “Gelados Santine”, sendo a sua habitação no piso superior da mesma.
Nessa altura a família Santini habitava no andar de cima do estabelecimento dos gelados, disponibilizando a sua casa, em várias ocasiões para servir como camarim, para os membros da família real espanhola, exilada no Estoril e que na época de Verão frequentavam a praia do Estoril.
Aliás, a sua permanente ligação ás casas reais que tinham residência no Estoril e Cascais foi uma marca deste “aristocrata dai gelatti” casos do Rei Humberto de Itália, Princesa Maria Gabriela de Sabóia, Princesa Maria Beatriz de Sabóia, Princesa Maria Pia de Sabóia, para a qual serviu os gelados no dia do seu casamento, com Alexandre Jugoslávia, que teve lugar no “Hotel Palácio”.
Em 31 de outubro de 1961, Attilio Santini abandona o Tamariz muda a “Gelados Santini” para Cascais, onde, antes de se fixar na Avenida Valbom a partir de 8 de setembro de 1971, já possuía uma das lojas do antigo Cinema S. José, desde junho de 1960.
Perto da fábrica de gelados em S. João do Estoril, abriria uma filial.
Attilio Santini viria a falecer em 3 de agosto de 1995, aos 88 anos.
Em 6 de setembro de 2012 a “Santini S.A”, detida em 50% por Filipe de Botton accionista e Co- CEO da “Logoplaste”, inaugurou no renovado Mercado Municipal de Carcavelos a sua própria fábrica de gelados a que chama “Laboratório de Gelados Santini” tendo como administrador executivo Martin Botton.
Eu tive o privilégio de conhecer e conviver com o senhor Attilio Santini, porque tinha uma loja de fotografia no Shopping Valbom, mesmo por baixo da “Geladaria Santini”, onde ele trabalhava diariamente, junto da filha e do genro.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia
1 Comment
Muito bom comentário histórico a um homen (Sr.Santini) que tanto deu a Cascais e que em determinada altura foi tão maltratado, quando da sua loja no Edifício Sr.José.