4 de February, 2025
OS ETERNOS Buracos
Artigos de opinião Atualidade

OS ETERNOS Buracos

Jan 16, 2025

A chegada do Inverno marca o inevitável regresso da chuva, do frio, e dos buracos nas ruas em Cascais, quase sempre os mesmos que foram mal remendados no ano anterior.

Quando saímos do centro de Cascais, e nos deslocamos para zonas menos turísticas e mais residenciais, onde aliás habitam a maioria dos Cascalenses, deparamo-nos com ruas esburacadas e mal remendadas, ruas com mais remendos que alcatrão original, ruas com as tampas metálicas das caixas de saneamento ou de telecomunicações desniveladas em relação à estrada, e ruas com passeios inacabados, esburacados ou inexistentes.

Em Cascais, em 25 anos de gestão PSD, nunca se foi capaz de conceber, e muito menos implementar, um plano de manutenção regular para os aproximadamente 1.500 km de ruas que são responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais.

Há muitas décadas que se descobriu a cura para os buracos nas estradas, mas este avanço tecnológico claramente ainda não chegou a este concelho. Não chegou porque temos um problema profundo em que a câmara municipal e juntas de freguesia estão “capturadas” por nomeações políticas em vez de serem geridas por profissionais qualificados (um problema que, diga-se, não é exclusivo de Cascais).

É preciso identificar as ruas (e são muitas) que precisam de ser totalmente repavimentadas (e isto inclui alinhar as tampas das caixas de saneamento e telecomunicações com o nível da estrada), e as que precisam de ser parcialmente repavimentadas, reparando neste caso toda a secção deteriorada em vez de se optar pelo rápido remendo de alcatrão que desaparece nas chuvas do Inverno seguinte. Faz-se um planeamento / priorização e um calendário de execução. Se for necessário, realoque-se a verba alocada a cartazes de propagada, almoços de “trabalho” com os amigos dos vereadores, e outras despesas inúteis, para a manutenção das ruas.

Também é necessário maior rigor e rapidez (e, acrescento, fiscalização) na abertura de valas e reposição do pavimento por motivo de obras. A isto junta-se ainda a regular manutenção dos passeios, com a gradual substituição da calçada portuguesa por um piso mais seguro, mais duradouro e de mais fácil manutenção (como aliás já vai acontecendo nalgumas zonas de construção nova).

Nada disto é muito difícil ou complexo. É só preciso ter vontade de trabalhar mais e aparecer menos nas redes sociais.

Cabe assim aos Cascalenses decidir se querem manter esta gestão autárquica, fossilizada no tempo, de políticos que não sabem fazer mais nada na vida para além de ocuparem cargos nomeados pelos amigos do partido, ou se querem as ruas e passeios em condições.

– Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS

1 Comment

  • Assino por baixo!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *