17 de January, 2025
O SPORTING Club de Cascais 
Você Sabia?

O SPORTING Club de Cascais 

Jan 3, 2025

Foi fundado em 15 de outubro de 1879, como sociedade desportiva e recreativa, com acesso por quotas pagas anualmente, dotada de alvará desde o dia 18 de março de 1880.

A instalação do Sporting Club de Cascais nos terrenos da antiga Parada da Cidadela determinou a designação porque passou a ser conhecido: a Parada. Nas palavras de Pedro Falcão, “A Parada, onde se juntava a nobreza, estava para Cascais como o anel de brasão está para quem o trás no dedo”.

Também Ramalho Ortigão, em outubro de 1888, anotaria a seu propósito que «o Sporting Club […] deu ao lugar um arzinho de civilização, que não deixa de surpreender um pouco numa praia nacional.

Vários jogos de jardim foram corretamente estabelecidos e são assiduamente frequentados», denunciando a relevância do clube para a história do desporto em Portugal, nomeadamente no que concerne à divulgação do ténis e do futebol.

Em 31 de dezembro de 1904, a Assembleia Geral do clube aprovou por unanimidade a sua conversão em Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, passando, em junho de 1910, a designar-se por Real Sporting Club de Cascais, até que a República conduzisse à excisão da distinção conferida por D. Manuel II.

Em 14 de junho de 1935, a Sociedade foi dissolvida, regressando à designação de Sporting Club de Cascais, enquanto «sociedade desportiva de duração ilimitada que tem como fim principal promover toda a qualidade de exercícios desportivos, especialmente o jogo de Law-Tennis [sic] e ainda facilitar diversões aos associados dentro ou fora da sede do Club».

O “Sporting Club de Cascais foi o berço onde o “pai” do ténis português, Guilherme Pinto Bastos, ensinou este desporto a dar os primeiros passos.

Popularmente conhecido pela denominação de “Club da Parada”, o Sporting cascalense atraiu o interesse de muita gente para o “Law´-Ténnis”, surgindo como pioneiro na organização de campeonatos, juntamente com o Real Velo Club do Porto.

TITULO de 10 ações (À esquerda) e D. Amélia, D. Carlos e D. Manuel no Sporting Club de Cascais, no início do século XX (À direita)

A sua atividade findaria após a revolução de 25 de abril de1974.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *