Notícia publicada às 22h07
O ribeiro que atravessa a estrada de Manique, no início da rua de Santa Inês, em Manique de Baixo, encontra-se com águas de esgoto estagnadas, provocando em toda a área envolvente um cheiro nauseabundo, que também está a afetar, conforme os ventos, as habitações.
“Houve uma noite em que o cheiro a merda até entrou em habitações, levando alguns moradores até à rua, onde o cheiro na atmosfera era idêntico”, contou, a Cascais24Horas, uma moradora local.
Moradores houve, entretanto, que terão contatado o Sepna da GNR, que enviou esta segunda-feira duas equipas de moto, que passaram nomeadamente por “uma pequena ponte que atravessa o ribeiro, junto a duas moradias, cujas construções também ainda ninguém sabe com que licenças foram construídas no respetivo leito” e que “serão das afetadas pelos cheiros”.
Cascais24Horas contatou fontes municipais que, inicialmente garantiram uma intervenção por parte da Águas de Cascais, que não chegou a verificar-se e, posteriormente, por tratar-se de um “coletor em carga e ao qual, supostamente, não conseguem aceder por situar-se em terreno privado”.
Há, também, quem atribua a estagnação das águas mal cheirosas à falta de limpeza do ribeiro, por deficiência no escoamento, dada a existência de enorme vegetação no canal.
Não é a primeira vez que Cascais24Horas noticia esta situação, no mesmo local e que constitui um autêntico atentado ambiental e lesivo da saúde pública, que levou à intervenção das autoridades.