
CASCAIS- Uma mulher, 38 anos, suspeita de ter assaltado e sequestrado uma idosa na habitação, na Madorna (Parede), há cerca de um ano, foi agora identificada e detida em Carcavelos por agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais e viu confirmada a prisão preventiva.
A suspeita foi detida fora de flagrante delito pelos investigadores criminais na terça-feira, ao final da manhã e, entretanto, recolheu ao Estabelecimento Prisional de Tires, depois de presente ao juiz de Instrução Criminal sob a acusação de roubo agravado em residência.
Os factos investigados pela Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP e dirigidos pelo Ministério Público de Cascais foram praticados no dia 16 de maio de 2024, no interior da residência da vítima – uma idosa com 74 anos, especialmente vulnerável e com mobilidade reduzida.
A vítima encontrava-se sozinha na residência, quando ouviu tocar a campainha e assim que abriu a porta apenas para verificar de quem se tratava, foi surpreendida por duas mulheres, que subitamente entraram e fecharam de imediato a porta, empurrando a vítima de uma forma brusca, fazendo com que a mesma se desequilibrasse e quase caísse.
Uma das suspeitas agarrou a idosa pelas mãos e obrigou-a a sentar-se numa cadeira que estava no hall de entrada.
Privada da sua liberdade de ação na sua própria casa, com recebimento e medo de que algo lhe pudesse acontecer contra a sua integridade física e até contra a sua vida, decidiu obedecer e colaborar com as suspeitas.
Enquanto permaneceu agarrada e privada da sua liberdade, a outra suspeita deambulou livremente pelas diversas divisões da habitação, em busca de bens que lhe viessem a interessar.
Cerca de 15 minutos depois de ter sido privada da liberdade em sua própria habitação, a idosa viu as suspeitas abandonarem apressadamente a habitação.
A vítima constatou depois que as suspeitas tinham subtraído do interior de um pequeno cofre 2.000,00 euros em numerário.
Segundo Cascais24Horas apurou, a investigação prossegue para identificar, localizar e deter a segunda mulher suspeita.