20 de March, 2025
RECORDAÇÕES DE UM IMENSO JARDIM NA HINTERLÂNDIA DE CASCAIS
Você Sabia?

RECORDAÇÕES DE UM IMENSO JARDIM NA HINTERLÂNDIA DE CASCAIS

Mar 10, 2025

É sabido que os solos do nosso concelho (e de outros concelhos vizinhos) se situam sobre um manto basáltico, resultante das erupções do complexo vulcânico Lisboa-Mafra, constituindo uma estrutura geológica que se formou há perto de 70 milhões de anos.

Com o passar dos séculos, e a degradação das rochas originais, esses solos tornam-se extraordinariamente férteis e adquirem caracteristicas particularmente propícias para a actividade agrícola, reforçada pelo clima local marcadamente húmido.

Disso se aperceberam os Romanos, que nos primeiros anos da nossa Era permaneceram e colonizaram o espaço que hoje constitui Portugal, instalando nesta nossa região várias Villas rústicas, ricas na produção cerealífera. Esses cereais eram consumidos em vários pontos da Lusitânia e exportados para outras províncias, nas quais eram fundamentais para a alimentação dos soldados do Império.

Do mesmo modo, as gentes saloias (muitas delas de origem moçárabe, espalhadas pelo nosso território depois da conquista cristã de Lisboa em 1147) foram durante muitos séculos conhecidas pelos apreciados produtos hortícolas que produziam nestes mesmos solos.

Ainda em resultado desse mesmo fenómeno que atrás caracterizámos, a produção das chamadas “plantas ornamentais” constituiu durante muito tempo uma das principais actividades produtivas na hinterlândia de Cascais.

Felizmente, ainda existem hoje em dia no nosso concelho diversos viveiros onde são cultivadas numerosas espécies florais e arbustivas, mas, aos poucos, vão-se reduzindo em resultado da invasão dos solos por urbanizações e todo o tipo de construções.

O belo postal que hoje publico está relacionado precisamente com esta actividade. Editado nos anos 50, tinha por finalidade publicitar os afamados viveiros Flora de Carcavelos, propriedade do agricultor e empresário Luciano de Matos.

Localizavam-se na Quinta dos Lombos, à Estrada da Torre, e propunham um serviço especializado de construção de Jardins, Parques, Pomares, Relvados, Arbustos, e a venda de várias espécies de Arvoredo, Fruteiras, Roseiras, Craveiros, etc.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *