O ENCANTO romântico do Parque da Gandarinha
É sabido o meu apreço por estes postais antigos, cujos os tons fotográficos da época dão um encanto particular a estes lugares que continuam a ser dos mais apreciados por quem gosta de Cascais.
O cliché de J.E. Grave Rosa, provavelmente dos anos 60, já identifica o espaço belamente ajardinado como Parque Municipal da Gandarinha.
Sabe-se que no século XVI aqui existiu uma quinta de produção com um espaço diferenciado de lazer e recreio. Foi mais tarde comprado à Misericórdia de Cascais pela ordem dos frades Carmelitas Descalços.
Com a extinção das Ordens Religiosas, entrou em 1834 na posse do Estado, que o vendeu a novos donos, o último dos quais o Visconde da Gandarinha.
Este Visconde era um título nobiliárquico criado em 1879 pelo nosso Rei D. Luís, em favor de Sebastião de Pinto Leite, cuja família tão ligada ficou à real Vila.
Foi este nobre responsável pela construção de um parque de recreio, mais tarde ampliado com os jardins do Palácio dos Condes de Castro Guimarães.
Foi um local de refrigério para muitos dos meus amigos, que me recordam com saudade as remadas que deram nos barcos existentes do lago que o bilhete-postal nos mostra.
Para a maior parte, continua a ser o Parque Marechal Carmona, nome que recebeu em lembrança do velho militar Presidente da República Portuguesa de 1926 a 1951.
*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.
Outros TEMAS