
“JOAQUIM DA GALERA” dá nome a rotunda em Cascais

CASCAIS- Depois do lançamento, em outubro último, do livro que 50 anos depois imortaliza a história da “Galera Modas”, eis que Joaquim Aguiar, “Joaquim da Galera”, vê ainda em vida o seu nome atribuído a uma rotunda da avenida 25 de Abril: a rotunda Joaquim da Piedade Aguiar.
A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e a cerimónia decorreu este domingo, à tarde, e, para além do próprio Joaquim Aguiar, acompanhado da companheira de 20 anos, Sara Liberdade, contou com a presença de mais de oito dezenas de pessoas.
Entre os presentes, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Morais Soares, o Vice-presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes, outros autarcas, incluindo da própria Assembleia Municipal, e ainda diversos convidados pela família, a titulo pessoal, como Pedro Pessanha, deputado parlamentar e presidente da distrital do Chega de Lisboa e Rui Pardal Moraes, vogal da concelhia do mesmo partido em Cascais.


A “Galera Modas”, fundada em agosto de 1974 por Joaquim Piedade Aguiar, vestiu durante décadas ricos e famosos das áreas política, desportiva e artística, mas também gente do povo, e levou o nome de Cascais além-fronteiras.
Para além de empresário empreendedor, “Joaquim da Galera” foi também um homem que deu muito por Cascais, tendo desenvolvido intensas atividades cívicas e culturais.
Um outubro do ano passado, com o apoio da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, o filho, João Aguiar, lançou o livro que retrata toda a história e percurso de sucesso dos últimos 50 anos da “Galera Modas” na rua Direita.
“Ao celebrarmos o 50.o aniversário da nossa loja de Moda Galera, aproveitamos para reflectir sobre a incrível viagem que iniciámos em 1974. O que começou com um sonho, tornou-se uma instituição icónica no coração de Cascais, um testemunho da persistência de uma geração, do poder duradouro de um estilo, da elegância e da comunidade, escreveu no prefácio João Aguiar, filho de Joaquim Piedade Aguiar.
Notícia relacionada