18 de March, 2025
HOSPITAL e VMER de Cascais e Bombeiros ensinaram novos e seniores a salvar vidas
Saúde

HOSPITAL e VMER de Cascais e Bombeiros ensinaram novos e seniores a salvar vidas

Out 17, 2024
(Créditos: Carolina Temudo)

ALCABIDECHE- Mais de uma centena de jovens e seniores, com idades entre os 8 e os 78 anos, participaram durante duas horas no Mass Training (Treino em Massa) de Suporte Básico de Vida, que decorreu há dias no Malveira Arena, numa iniciativa do Hospital de Cascais e da VMER da unidade hospitalar, que contou com o apoio do município e dos cinco Corpos de Bombeiros do concelho.

Foi sob o mote “Segundos que Salvam Vidas” que o Hospital de Cascais com a coordenação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Cascais, organizou este treino em massa.

O objetivo da iniciativa, conseguido com sucesso, foi sensibilizar várias faixas etárias  sobre como atuar em caso de emergência médica e como realizar corretamente manobras de SBV em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Recorda-se que as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. A maioria das situações que provocam paragem cardiorrespiratória ocorre fora dos hospitais e longe do alcance dos profissionais de saúde.

Quer seja no escritório, em atividades de lazer, nas escolas ou mesmo nas estradas, a paragem cardíaca súbita requer intervenções de emergência imediatas e decisivas.

As medidas de Suporte Básico de Vida consistem num conjunto de procedimentos sem recurso a equipamento específico que, quando iniciadas rapidamente e por indivíduos treinados, podem aumentar significativamente as probabilidades de sucesso na reanimação cardíaca e, consequentemente, contribuir para a redução das taxas de mortalidade relacionadas com paragem cardíaca.

Fonte do Hospital de Cascais explicou que “com esta sessão de Mass Training, o Hospital de Cascais e a VMER Cascais, reforçam o seu contínuo compromisso com a população do concelho, procurando aportar conhecimento numa matéria crítica que pode contribuir decisivamente para reduzir a mortalidade imediata neste tipo de situação, cada vez mais frequentes em todas as faixas etárias”.

“Quanto mais pessoas estiverem treinadas em manobras de SBV, maior a probabilidade de rápido reconhecimento de situações de paragem cardíaca, com consequente ganho de tempo até à chegada de ajuda especializada”, concluiu a mesma fonte do Hospital de Cascais.

Inaugurado em 2010, o Hospital de Cascais conta atualmente com 277 camas, 33 gabinetes de consultas de especialidade, dez salas de bloco de partos e seis salas de bloco operatório.

A sua cobertura abrange cerca de 280.000 habitantes do concelho de Cascais, e a área Materno-Infantil de algumas freguesias de Sintra, chegando a alcançar uma cobertura total de 350.000 habitantes.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *