26 de April, 2025
HOSPITAL de Cascais vai pôr a pedalar utentes de psiquiatria
Destaques Saúde

HOSPITAL de Cascais vai pôr a pedalar utentes de psiquiatria

Abr 11, 2025

ALCABIDECHE- “Velopsiq” é o nome do projeto pioneiro idealizado pela equipa de Saúde Mental do Hospital de Cascais para ajudar os utentes que estão a ser tratados com terapêutica psicofarmacológica em Hospital de Dia de Psiquiatria e que passa pela prática do ciclismo.

Trata-se de um projeto, que contou com apoio da Câmara Municipal de Cascais e da empresa municipal Cascais Próxima, que fez a doação das bicicletas e que visa promover a reabilitação cardiovascular e o bem-estar físico dos doentes psiquiátricos através da prática regular de exercício físico ao ar livre.

É destinado aos utentes que estão mais suscetíveis aos efeitos secundários, como por exemplo diabetes, hipertensão, dislipidemia e obesidade e, para além disso, a todos aqueles com patologias psiquiátricas que apresentam frequentemente hábitos sedentários e estilos de vida disfuncionais, o que agrava ainda mais a sua condição.

“O Projeto VéloPsiq visa contrariar essa realidade ao integrar o ciclismo como uma ferramenta terapêutica eficaz e adaptável à condição física dos doentes”, diz o Hospital de Cascais.

Na cerimónia de entrega de onze bicicletas estiveram presentes o ainda presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, o presidente do Conselho de Administração da Cascais Próxima, Miguel Casaca, e o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, José Bento e Silva.

JOSÉ Bento e Silva agradeceu na altura o apoio a este projeto

A propósito, José Bento e Silva considerou que “o projeto VéloPsiq reflete a nossa visão de cuidados integrados, onde a saúde mental e a saúde física são tratadas de forma conjunta” e agradeceu “à Câmara de Cascais o apoio fundamental na implementação deste projeto, que, acreditamos, terá um impacto muito positivo na vida dos nossos doentes.”

Fonte da assessoria de Imprensa do Hospital de Cascais disse, a Cascais24Horas, que a prática ciclista irá desenvolver-se no espaço hospitalar e nas ciclovias em redor, sempre acompanhadas por pessoal hospitalar”.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *