8 de October, 2024
FOGO em Manique terá devastado entre 3 e 5 hectares de mato C/ VÍDEO
Segurança

FOGO em Manique terá devastado entre 3 e 5 hectares de mato C/ VÍDEO

Set 15, 2024
CHAMAS chegaram a atingir alguns metros (Créditos: CASCAIS24HORAS)

ALCABIDECHE- Um incêndio que deflagrou, este domingo, a meio da tarde, nos Bernardos, em Manique de Baixo, terá devastado entre 3 a 5 hectares de mato, atingiu parcialmente um armazém, ameaçou algumas habitações e causou sério alarme social.

Há a registar, ainda, queimaduras numa bombeira de Alcabideche, que foi transportada ao Hospital de Cascais.

VÍDEO

O fogo foi combatido durante mais de três horas por 117 operacionais, apoiados por 36 veículos, dos cinco Corpos de Bombeiros do concelho de Cascais, apoiados por outras corporações de Oeiras e Sintra.

No combate ao fogo estiveram, ainda, envolvidos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, transportados pelo helicóptero 36, sediado em Mafra, que sofreu uma avaria no rotor e teve que aterrar de emergência em Manique.

Abnegadamente, durante mais de três horas, os Bombeiros procuraram controlar as chamas, salvaguardando algumas habitações, cujos moradores chegaram a recear o pior e, com recurso a mangueiras, procuraram proteger as suas casas, com alguns a lamentarem “ter havido cortes sucessivos no abastecimento de água”.

Uma moradora, ouvida por Cascais24Horas num dos locais, fez questão de enaltecer “a atuação dos Bombeiros de Parede” ao “posicionarem-se num ponto crítico, preparados para travar o avanço das chamas que poderiam atingir algumas casas”.

José Palha Gomes, Comandante dos Bombeiros de Alcabideche, disse, a Cascais24Horas, que o incêndio “tomou algumas proporções, em parte, devido às altas temperaturas”, salvaguardando que “a intervenção rápida e musculada e a ausência de vento forte contribuíram para que não atingisse maiores proporções”.

Durante a próxima madrugada, os Bombeiros de Alcabideche manterão na área uma equipa de prevenção, por forma a atacar de imediato qualquer possível reativação do fogo.

A origem do fogo é desconhecida e deverá ser investigada a partir de esta segunda-feira, quando bombeiros e autoridades inspecionarem toda a área ardida.

(Notícia publicada às 22h47)

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *