DONO da Reparadora Land Rover da Torre elogia trabalho da PSP no resgate de veículos furtados
CASCAIS- Pedro Duarte, dono da Garagem Reparadora de Cascais, reparador autorizado das marcas Land Rover, Rover e multimarcas, na rua das Amendoeiras, na Torre, elogiou o “excecional trabalho que demonstra um elevado sentido do serviço público da PSP” na investigação que culminou há dias no resgate dos veículos furtados no início do mês daquelas instalações.
“Estou muito grato aos polícias da PSP, que desde a primeira hora, em que o furto foi participado, foram inexcedíveis nas diligências que desenvolveram com grande profissionalismo e empenho e acabaram por revelar-se um sucesso com a recuperação dos veículos”, disse, a Cascais24Horas, Pedro Duarte.
Conforme Cascais24Horas noticiou, desconhecidos introduziram-se no espaço durante a madrugada e furtaram três viaturas, marca Land Rover, que estavam para reparação.
Um dos veículos foi encontrado cinco dias depois, no bairro do Rosário, não muito longe do local do furto, e os outros dois, há poucos dias, um na região de Sintra e outro na Amora no âmbito de uma investigação que levou à recuperação de outros 10 veículos de alta gama alta furtados por uma rede transnacional de tráfico, viciação e falsificação.
Na operação desencadeada pela PSP, através da Brigada Central de Investigação da Criminalidade Automóvel do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Direção Nacional e que contou com a cooperação da Investigação Criminal de algumas Divisões Policiais do Cometlis, foi ainda possível recolher elementos probatórios relativos a crimes de furto, falsificação e recetação de viaturas também subtraídas em diversos países da União Europeia.
Um homem, 51 anos que recebia os carros de luxo, alugados e furtados por um grupo ainda não identificado, para falsificar as matrículas e vender as viaturas para o estrangeiro, ficou em prisão preventiva, segundo revelou, por sua vez, o DIAP de Amadora, que tutela o respetivo inquérito e calcula em mais de meio milhão de euros o valor dos furtos de veículos.
De acordo com o DIAP de Amadora, o homem está indiciado de “13 crimes de falsificação e 12 crimes de recetação, em quantidade pelo menos idêntica aos veículos apreendidos”.
O suspeito, que funcionaria como o principal recetador da rede, cometia os crimes desde pelo menos julho último.
“O arguido aceitou receber veículos de valor elevado entregues por indivíduos cuja identidade, paradeiro e participação serão objeto de ulterior investigação, diz o DIAP de Amadora, segundo o qual “o arguido alterava as matrículas dos veículos para melhor as dissimular perante as autoridades e, na sua posse, os destinava à venda e exportação, de modo a obter avultados lucros”.
“A quantidade de veículos e o valor total em causa permite indiciar fortemente que fazia desta atividade o seu modo de vida”, conclui o DIAP de Amadora.
Recorda-se que o Departamento de Investigação Criminal e nomeadamente a Unidade Nacional de Investigação de Criminalidade Automóvel da PSP, tem como principal objetivo combater a criminalidade associada ao setor automóvel, em todas as suas vertentes, nomeadamente o furto, roubo, viciação, burla relativa a seguros e a criminalidade ligada à sinistralidade automóvel.