26 de April, 2025
CRUZEIRO DAS SAINHAS OU “CRUZ D`EL REY”
Você Sabia?

CRUZEIRO DAS SAINHAS OU “CRUZ D`EL REY”

Mar 14, 2025

Desconhece-se a época em que este cruzeiro foi colocado na costa de Cascais, mais concretamente na Parede.

No Plano hydrographico da barra do porto de Lisboa […], de 1879, já vinha referido, sendo indicado como “Cruz d’el Rey”.

Contudo, existe a forte possibilidade de ter sido grafado em 1857, altura em que se fez o desenho e gravação do trabalho citado, sendo que em 1879 parece que apenas se procedeu a uma nova sondagem e à rectificação de certos dados presentes nesse trabalho.

Na verdade, sabendo-se que os levantamentos iniciais para esse trabalho remontavam a 1842, 1843 e 1845, é muito provável que o cruzeiro já existisse nessa altura.

Colocado no sítio das Sainhas, não muito distante da Ponta de Rana, com as obras da Estrada Marginal o cruzeiro foi apeado e, em 1941, reposto no sítio onde actualmente se encontra.

(Créditos: Marco Oliveira Borges)

Desconhece-se a data em que originalmente foi posto naquela costa e a que acidente marítimo está associado, não obstante a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, em 1944, ter mandado colocar uma inscrição no mesmo, reportando-se a um acidente ocorrido em 1609, mas que, na verdade, era uma alusão àquele que vem referido para o cruzeiro da praia da Conceição, em Cascais.

Assim, ao mandar grafar tal inscrição, aquele órgão executivo caiu numa imprecisão histórica, situação que, em 1943, João da Cruz Viegas assinalou num artigo que viria a ser publicado postumamente.

Em 1962, Manuel A. P. Lourenço presumiu que o cruzeiro das Sainhas, assim como aquele que foi colocado na praia da Conceição, perpetuavam as memórias dos dois acidentes das naus da carreira da Índia que chegaram a Cascais em 1606: “Salvação” e “Nossa Senhora dos Mártires”.

A primeira encalhou em Cascais, enquanto que a segunda, poucos dias depois, embateu contra os rochedos de São Julião da Barra, em plena barra do Tejo, e ficou desfeita.

*NELSON FERNANDES recorda em Cascais24Horas duas vezes por semana factos e curiosidades que marcaram outrora Cascais e fazem parte da história de esta vila de reis e pescadores.

Clique aqui para ler Outros TEMAS https://cascais24horas.pt/category/voce-sabia

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *