
CONTENTORES de lixo incendiados na Torre

CASCAIS- Os distúrbios, que começaram no bairro do Zambujal, em Alfragide e que, entretanto, têm alastrado a concelhos da região metropolitana de Lisboa, também chegaram a Cascais com cinco contentores de lixo a serem incendiados, esta quinta-feira, de madrugada, na área envolvente ao bairro da Torre.
O primeiro alerta foi dado pouco antes da uma hora da manhã.
Vândalos atearam fogo a contentores e ecopontos nas ruas das Romanzeiras, dos Veleiros, Maria Auxiliadora e na rua das Caravelas junto ao campo do Dramático e na rua da Torre, frente ao supermercado Lidl.
“Foi um caos”, disse, a Cascais24Horas, uma moradora, referindo que foi uma sucessão de incêndios em caixotes do lixo, em alguns casos colocando em risco veículos estacionados.

Quem não teve mãos a medir foram os Bombeiros de Cascais, que contaram com o apoio da corporação de Alcabideche, para extinguir os fogos e impedir a sua propagação.
Ao todo, esta madrugada, foram deslocados para a área 10 operacionais e dois veículos.
Para garantir a segurança dos Bombeiros foram acionadas patrulhas móveis da Divisão Policial de Cascais e, ainda, efetivos do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia.

Não há registo de incidentes entre as forças policiais e os vândalos, que as autoridades procuram agora identificar e localizar.
Já na noite anterior tinham sido incendiados dois outros contentores na rua das Caravelas.
Recorda-se que o Presidente da República veio a público destacar o papel fundamental dos cidadãos na ordem pública, enquanto o primeiro-ministro, Luís Montenegro alertou que o Governo não vai “pactuar com a violência”.