ASAE apanha 32 mil euros em artigos contrafeitos na feira de Carcavelos
Notícia publicada às 22h01
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, esta quinta-feira, uma operação na feira semanal de Carcavelos, tendo confiscado artigos em contrafação avaliados em cerca de 32 mil euros e instaurado 14 processos-crime.
A operação foi desencadeada pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Lisboa Norte, contou com a colaboração e o apoio no terreno da PSP, e visou o combate à violação dos direitos de propriedade industrial, designadamente os ilícitos de contrafação, imitação e uso ilegal de marca.
Ao todo, foram instaurados 14 processos-crime pelo ilícito de contrafação, imitação ou uso ilegal de marca, e confiscados 2.080 artigos de vestuário, entre os quais calças, polos, fatos de treino, boxers, meias, bem como calçado desportivo e acessórios diversos (malas, óculos, lenços), de várias marcas prestigiadas, num valor total aproximado de € 32.000,00.
Recorda-se que a ASAE, enquanto órgão de polícia criminal, desenvolve, regularmente, operações com vista à salvaguarda das regras do mercado e da livre concorrência, defendendo os direitos da propriedade industrial acautelando, assim, o combate à contrafação e à violação dos direitos de propriedade industrial.