
ANTIGO inspetor-geral da ASAE e atual presidente da Liga dos Bombeiros na lista de Nuno Piteira Lopes

CASCAIS- António Nunes, antigo e primeiro inspetor-geral da ASAE, à qual imprimiu uma grande dinâmica, conseguindo o respeito e a confiança dos portugueses pela instituição e, atualmente a liderar a Liga dos Bombeiros Portugueses, é um dos nomes que integram a equipa que acompanha Nuno Piteira Lopes na candidatura à presidência da Câmara Municipal de Cascais às eleições de 12 de outubro.
Licenciado em economia, António Nunes foi ainda Inspetor Superior de Bombeiros, Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil, Diretor-geral de Viação e Presidente do Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo (OSCOT).
Os nomes que fazem parte da equipa que acompanha Nuno Piteira Lopes pela coligação “VivaCascais” foram anunciados esta semana.
Para além de reunir jovens que se destacaram no percurso e trabalho autárquico em áreas como a habitação sustentabilidade inclusão, saúde, desporto, juventude e cultura, incorpora, também, figuras de reconhecido mérito profissional e profundo conhecimento da realidade local, entre os quais António Nunes, especialista em segurança, ex-diretor-geral da ASAE e atual Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Rui Rama da Silva, um antigo vereador e atualmente deputado municipal, técnico com vasta experiência em políticas públicas de habitação e responsável pelo programa PER em Cascais, é outro dos nomes da lista, a par de António Sala, profissional da rádio e televisão, figura de referência na cultura e comunicação em Portugal e de Isabel Miguéns, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais desde 2010, com trabalho reconhecido nas áreas da inclusão e apoio social.
Sara Guerra, advogada e fundadora do partido Nova Democracia, Carlos Ambrósio, profundo conhecedor e representante da comunidade piscatória de Cascais, Bibá Pitta, com percurso ligado à intervenção comunitária e causas sociais e Guty Almada, jovem com forte ligação às comunidades dos bairros municipais, comprometida com os temas da coesão e inclusão, são outros dos nomes que constituem a lista de Nuno Piteira Lopes.

Para o atual Vice-presidente em exercício no executivo e principal cabeça de lista às eleições de 12 de outubro, esta é “uma equipa que representa a Geração Cascais com experiência, juventude, competência e dedicação. Pessoas de diferentes áreas, idades e experiências, mas que conhecem e são de Cascais e que estão prontas para contribuir, com ideias, visão e compromisso.”
Na proposta da coligação VivaCascais e para depois das eleições, está prevista a criação de um Conselho Municipal de Opinião- um órgão informal que reunirá os membros da candidatura que não venham a ser eleitos e que irão liderar uma áreaespecífica de acordo com as suas áreas de especialidade.
“A ideia é contribuir com reflexão estratégica, análise crítica e acompanhamento permanente de políticas públicas, cada um nas áreas onde tem maior conhecimento”, refere a candidatura de Nuno Piteira Lopes, segundo a qual “com esta iniciativa, a coligação VivaCascais assume um modelo inovador de governação participada, assente na valorização das pessoas e na construção de soluções reais para os desafios de Cascais”.