KRISTIN fez voar cobertura da cooperativa Horizonte e atingiu veículos e recinto da escola Matilde Rosa Araújo. C/ Vídeos

MATARRAQUE- A passagem da depressão Kristin por Cascais, esta quarta-feira, de madrugada, fez voar a cobertura da sede da cooperativa de ensino Horizonte, em Matarraque, tendo atingido, pelo menos 15 veículos estacionados, a fachada de um outro prédio nas imediações e, ainda, o recinto do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo.
O alerta foi dado pouco depois das cinco horas da manhã- período altamente critico em que as fortes rajadas de vento da depressão Kristin assolaram a região de Cascais, provocando um total de 112 ocorrências, na sua maioria quedas de árvores.
Ao ser arrancada pela força do vento, a cobertura foi projetada contra veículos de quatro e duas rodas, um edifício nas imediações e o recinto escolar.
“Apesar de tudo, foi um milagre não ter causado vítimas, dada a hora a que aconteceu”, disse, a Cascais24Horas, uma moradora da área.
No local estiveram na altura os Bombeiros de Parede, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais e a PSP.
VÍDEOS
A Horizonte-cooperativa de solidariedade social e de ensino está situada na rua Gaspar Corte Real, na Urbanização Chesol.
Instituição de utilidade pública criada em 1989 e com a sede inaugurada a 27 de dezembro de 2001 tem capacidade para mais de três centenas de crianças, afetas às respostas sociais de creche com berçário, pré-escolar, 1.º CEB e CATL. Segundo consta no site oficial da cooperativa, “os resultados publicados pelo GAVE – Ministério da Educação, revelam que os nossos alunos obtêm nas provas oficiais realizadas resultados acima da média nacional, fruto da excelência de ensino”.
Cascais24Horas procurou esta quinta-feira, à tarde, contactar o presidente da cooperativa, António Paraíso Nunes, com vista a apurar o que está a ser feito e com que apoios está a contar para a reposição da cobertura, mas sem sucesso.
Já uma fonte municipal disse, a Cascais24Horas, que “neste momento, estamos numa fase de levantamento e de avaliação de todas as situações, que afetaram o concelho”, tendo acrescentado que “caso venha a ser solicitado qualquer apoio estamos disponíveis para analisar e ajudar a encontrar soluções”.