27 de January, 2026
“Quo Vadis “Município de Cascais
Artigos de opinião

“Quo Vadis “Município de Cascais

Jan 27, 2026

OPINIÃO | JOSÉ ARANDA DA SILVA

As Eleições autárquicas deram uma significativa vitória à coligação PSD/CDS nomeadamente nos 4 maiores municípios do país.  Em Cascais quinto município, a referida coligação perdeu a maioria absoluta, que mantinha há vinte e dois anos.  São muitos anos de domínio absoluto, com oposição débil e colaborante. A História mostra que a salutar prática da Democracia, nos seus mais diversos aspetos, deteriora-se quando o poder está muitos anos nas mesmas mãos. O que se tem passado em Cascais nos últimos meses, a nível do Executivo Municipal, Assembleia Municipal e algumas Freguesias é um bom exemplo. Tudo isso porque apareceu um grupo que se candidatou como independente e assumiu que iria ser oposição. Um grupo com dissidentes do PSD, CDS, PS , muitos independentes de diversos campos ideológicos e outros sem qualquer atividade política, mas grande reconhecimento profissional. O que une este grupo são os problemas locais que preocupam os Cascaenses ,que se sentem marginalizados na sua terra .As políticas autárquicas dos últimos anos ,  com a cedência a grandes interesses imobiliários, privilegiando a instalação de estrangeiros nómadas de grande capacidade financeira ,não cumprindo o prometido em relação há habitação, tolerando e sendo coniventes com  destruição ambiental em diversa áreas  do interior e costeiras, nomeadamente na Quinta dos Ingleses em Carcavelos, gerou um movimento de contestação que não era esperado. Os Cascaenses de várias gerações, vêm as dificuldades que se têm acentuado para que haja condições para os seus filhos e netos, poderem continuar a viver e trabalhar nas terras que tanto gostam.

Entretanto, as reações dos poderes instituídos, com alianças surpreendentes, evitam o diálogo, não são transparentes. nem mostram todos os documentos que são necessários às tomadas de decisão. Ao contrário insultam os membros da oposição com afirmações não fundamentadas, que põe em causa a honorabilidade dos deputados, ameaçam fisicamente como fez na última Assembleia Municipal, um transtornado presidente de Freguesia com a complacência de um antigo Ministro agora presidente da Assembleia.

Desabituaram-se de viver em democracia, com oposição coerente e construtiva. Julgam-se detentores de todas as falsidades e da sua única verdade.

Felizmente que, apesar de alguma tensão normal em democracia, houve Assembleias de Freguesia (Carcavelos Parede) em que de forma civilizada se aprovaram várias moções com a oposição do PSD/CDS. Faço votos para que se restaure um ambiente de sã convivência democrática, nas diversas instituições autárquicas, a bem dos interesses dos nossos cidadãos que votaram em todos nós para defender os seus interesses no sentido de melhorar a vida de todos os Cascaenses.

–Os artigos de OPINIÃO publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de CASCAIS24HORAS.

LER artigos de opinião em https://cascais24horas.pt/category/artigos-de-opniao

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *