29 de November, 2025
JONET “debaixo de fogo” na última reunião do executivo C/ VÍDEOS
Destaques Política

JONET “debaixo de fogo” na última reunião do executivo C/ VÍDEOS

Nov 29, 2025

CASCAIS- A última reunião do executivo ficou marcada antes do período da ordem do dia pelas respostas do presidente Piteira Lopes e do vereador executivo, o socialista João Ruivo, a afirmações polémicas feitas em vídeos publicados nas redes sociais pelo vereador João Maria Jonet, do grupo independente Cascais para Viver.

Em causa a atribuição de competências na área do urbanismo ao próprio Piteira Lopes que, recorda-se, chegou a propor, sem sucesso, a delegação de competências do pelouro a João Maria Jonet, que recusou, embora esta fosse uma das principais áreas em que apostou na campanha eleitoral.

Veja aqui a resposta de Piteira Lopes, que desafiou o vereador na oposição a provar certas afirmações.

Também o vereador executivo João Ruivo, do Partido Socialista, aproveitou nesta mesma reunião para manifestar a sua repulsa por afirmações feitas por João Maria Jonet que, aos 27 anos, conseguiu eleger pela primeira vez dois vereadores independentes para o executivo municipal.

Veja aqui o vídeo em que João Ruivo (PS) manifesta repulsa

João Maria Jonet, por sua vez, reafirmou continuar o seu trabalho na oposição e no escrutínio das políticas do executivo, embora tenha pedido o fim das polémicas, da aparente hostilidade, das “balas e tiros” e que, por si, estavam encerradas.

Já durante o período da ordem do dia e durante a votação de um apoio desportivo foi a vez do vereador do Chega, João Rodrigues dos Santos, esclarecer o colega João Maria Jonet . O jovem vereador “não teria lido a respetiva proposta”, o que, na opinião do vereador do Chega “demonstra alguma impreparação, pois falar por falar e votar contra só porque sim, não é oposição, mas pura desorientação”.

Veja o vídeo da resposta do vereador do Chega

Quem é João Maria Jonet

Em 2019, completou a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Bisneto de António Mariano de Carvalho, que liderou a Câmara de Cascais entre 1970 e 72 e descendente de outros autarcas e aristocratas, João Maria Jonet concluiu os estudos secundários na Escola da Cidadela, em Cascais, e completou em 2019 a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a sua atividade política em 2017 no PSD, do qual veio a desfiliar-se este ano para candidatar-se como independente à Câmara de Cascais sem o apoio de qualquer partido, mas apoiado por alguns nomes notáveis da sociedade civil e, também, partidários. Posicionou-se como uma alternativa, centrando a sua campanha na transparência, na participação cívica e na requalificação urbana sustentável.

Comentador político na SIC Notícias e consultor político,João Maria Jonet logrou conquistar nas eleições de 12 de outubro 14,77% dos votos, ficando em terceiro lugar, atrás do PSD e do PS – um resultado expressivo para uma candidatura independente, o que, segundo analistas, consolidou-o como uma das novas figuras emergentes na política autárquica.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *