
ESTORIL- Os novos órgãos municipais, saídos da eleição de 12 de outubro, tomam posse este sábado, à tarde, no Centro de Congressos do Estoril, para um mandato nos próximos quatro anos no que é considerado um novo ciclo político em Cascais.
A cerimónia será conduzida pelo centrista Pedro Mota Soares, presidente da Assembleia Municipal, que foi reeleito e que dará posse, em primeiro lugar, aos 33 deputados municipais e, depois, aos 11 vereadores da Câmara Municipal.
O até agora vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, assumirá nesta cerimónia as funções de presidente.
Recorda-se que a coligação Viva Cascais (PSD/CDS-PP) liderada por Nuno Piteira Lopes venceu, de novo, as eleições de 12 de outubro, obtendo uma vitória expressiva, mas perdendo a maioria absoluta ao eleger cinco vereadores para o executivo ao conquistar 30.258 votos, o que representa 33,84 % e elegeu cinco vereadores.
O Partido Socialista (PS) liderado por João Ruivo obteve 14.460 votos, 16,17%. e elegeu dois vereadores.
A grande novidade e surpresa nestas eleições foi João Maria Jonet, que conquistou 12.954 votos, 14,77%, a maioria na freguesia Cascais e Estoril e que também elegeu dois vereadores, o que aconteceu pela primeira vez na candidatura de um Independente.
O Chega, liderado por João Rodrigues dos Santos, obteve 12.954 votos, 14,49% e elegeu, igualmente, dois vereadores.
Para a Assembleia Municipal foram eleitos 33 deputados, sendo que 12 pela coligação Viva Cascais, 6 pelo PS, 5 pelo Chega, 5 por João Maria Noet, 2 pela Iniciativa Liberal (IL), 1 pelo Bloco de Esquerda, Livre e Pan, 1 pela CDU e, finalmente, 1 pela Nova Direita e Nós Cidadãos de António Pinto Pereira.