
PORTUGUÊS procurado pelo Brasil detido pela PJ em Cascais para cumprir 27 anos por tráfico

CASCAIS- A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quinta-feira, em Cascais, um cidadão português, condenado no Brasil a uma pena de prisão de 27 anos e três meses pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surgiu na sequência da emissão de um mandado de detenção internacional (MDI), emitido pelas autoridades judiciárias brasileiras, em julho de 2025, altura em que a PJ iniciou de imediato diligências para a sua localização em território nacional.
Os factos pelos quais é procurado pelas autoridades brasileiras remontam a setembro de 2005, quando o cidadão português integrava uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
O grupo constituído por elementos de diversas nacionalidades operava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Goiás, sendo responsável pelo envio de grandes quantidades de produto estupefaciente para a Europa, particularmente para Portugal e Espanha. A droga era transportada dissimulada em tripas bovinas congeladas exportadas do Brasil.
O cidadão português fazia parte do grupo principal encarregue de centralizar e coordenar as atividades ilícitas, sendo as suas responsabilidades ao nível da aquisição das tripas bovinas, utilizadas para esconder as drogas, e também à criação de empresas de exportação e importação.
Na altura foi aprendido a quantidade 1.691 Kg de cocaína.
Segundo a PJ, o detido em Cascais irá ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de uma medida de coação.