
A Bazuca de Cascais

É fundamental que o poder local comunique com os seus eleitores, não só para prestar informações dos serviços disponíveis para a população, mas também para esclarecer as ações e iniciativas que está a desenvolver.
Existem várias formas de cumprir com esse dever para com os munícipes através das redes sociais, da comunicação social e de meios tradicionais de publicidade como são os cartazes que tanto podem ser expostos em transportes públicos ou em outdoors.
Obviamente que quando falamos sobre publicidade com meios autárquicos e por isso públicos temos que ter em atenção para não confundir comunicação institucional com propaganda política, afinal utilizar meios públicos para fins partidários é politicamente incorreto e desonesto.
Ora mais fácil será então identificar aquilo que é comunicação institucional quando por exemplo uma câmara municipal publicita que tem um determinado serviço disponível ou a abertura de um novo espaço, mas então e a propaganda?
A propaganda pode ser de dois tipos: direta que é por si clara, objetiva e frontal para o cidadão podemos dar os cartazes dos partidos políticos com exemplo quando anunciam que aprovaram uma determinada lei, medida ou orçamento e temos ainda a propaganda indireta que é aquela que é dissimulada e, por isso, a sua verdadeira natureza encontra-se camuflada.
Um bom exemplo para podermos analisar e conseguir identificar a propaganda indireta poderá ser a nova campanha publicitária que a câmara municipal de Cascais apresenta, certamente todos nós já nos deparamos com ela, afinal de contas encontra-se espalhada em cada canto do nosso concelho.
Cascais segundo estes cartazes investiu e gastou muitos milhões no ensino, na saúde, no setor social ou seja ninguém sabe bem como, quando e onde mas claramente muito milhão anunciado, uma autêntica bazuca autárquica que vem mesmo a calhar em ano de eleições.
Bem certamente é bastante interessante a câmara partilhar quanto é que gastou em todas as áreas, no entanto se não soubermos onde foi colocado os valores anunciados ficamos exatamente no mesmo ponto de partida.
Assim a questão que surge primeiramente é em que equipamento, projeto ou infraestrutura foi investido os montantes anunciados, afinal mais dinheiro não significa melhores soluções, não esquecendo também que este foi o executivo que com um orçamento de vários milhões deixou 100 milhões de euros por executar o que nos leva a seguinte questão terá a câmara capacidade de execução para aquele que se diz o maior orçamento municipal de sempre?
Não seria preferível publicitar serviços existentes e divulgarem as atividades das instituições culturais, desportivas e socias de Cascais, talvez, mas voltando ao ponto inicial deste diálogo e respondendo a sua principal questão será isto propaganda indireta e por isso uso da rede municipal de divulgação institucional para proveito político partidário em ano de eleições autárquicas? Não sabemos.
No entanto, fica a expetativa e esperança de ver os cartazes a anunciar quanto foi gasto nesta campanha publicitária da bazuca de Cascais.
*Presidente da Juventude Socialista (JS) de Cascais
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