DOCENTES da Escola de Hotelaria do Estoril representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
ESTORIL- Três docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) assumem a liderança da recém-criada delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress (SCWC)- o mais prestigiado fórum internacional de gastronomia científica. Portugal terá assim, pela primeira vez, representantes oficiais no espaço de partilha de práticas e conhecimentos que nasceu em Barcelona e que conta com 27 polos em todo o mundo.
Representada pelos professores José Pestana, Nelson Félix e Carlos Brandão, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril associa-se desta forma a um movimento coletivo que explora o vasto potencial da gastronomia científica como uma ferramenta para enfrentar grandes desafios sociais, incluindo os da sustentabilidade, da segurança alimentar e da inovação.
O SCWC surgiu em 2019 e assumiu-se progressivamente como um projeto com dimensão global, ultrapassando os limites do congresso que esteve na sua origem e que se realiza anualmente na Catalunha. Ao longo de cinco edições, o Science and Cooking World Congress acolheu 210 especialistas, de 32 nacionalidades, potenciando 196 apresentações, 16 mesas redondas, 28 sessões de trabalho e 36 workshops sobre a temática.
A organização conta com nomes de peso como Harold McGee (Presidente Honorário), pioneiro na área, Pere Castell (Presidente Executivo), um dos maiores especialistas internacionais de ciência ao serviço da gastronomia, e Ferran Adrià (Presidente do Comité Científico), chef e proprietário do antigo restaurante El Bulli, um baluarte de inovação gastronómica.
“Eu e o professor e chef Nelson Félix estivemos em Barcelona a assistir ao congresso realizado em novembro de 2024, com delegações de mais de duas dezenas de países, e surgiu, entretanto, um convite oficial da organização para formarmos a delegação portuguesa do SCWC, colmatando uma lacuna evidente. Assim, a partir de agora, a ESHTE, reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido na área, representa Portugal neste movimento verdadeiramente excecional”, explica José Pestana, professor e coordenador da Área Científica de Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril.
A representação nacional conta igualmente com Nelson Félix – chef, professor e Coordenador da Área Científica de Hotelaria e Restauração da ESHTE – e Carlos Brandão, professor de Segurança Alimentar na gastronomia e Presidente da instituição.
A Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril tem uma oferta formativa que promove a adoção de práticas culinárias com base em evidências científicas, colocando agora ao dispor dos seus estudantes o acesso a informações e experiências internacionais únicas, no âmbito do Science and Cooking World Congress.
“Os nossos estudantes já estudavam pelos livros do Harold McGee, uma grande referência na área das ciências gastronómicas, e desta forma terão, por exemplo, a oportunidade de participar na Summer School da SCWC, que se realiza geralmente em Itália, e em trabalhos de investigação que iremos desenvolver e que serão apresentados em futuras edições do congresso. A ESHTE reforça a sua posição, assim, na vanguarda da inovação culinária”, conclui José Pestana.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi criada em 1991 e é uma Instituição Pública de Ensino Superior Politécnico, tutelada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Os Estatutos reafirmam a sua natureza de escola politécnica não integrada e conferem-lhe atribuições no sentido da criação, transmissão e difusão de conhecimentos relacionados com o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas, nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração.